Descubra como a Toyota Revolucionou seu Sistema de Produção

O Inovador modelo de produção e organizacional, capaz de alcançar o Equilíbrio Econômico e a Competitividade com o Mercado Externo

Cover Image

Origem

O Sistema Toyota de Produção (STP) teve sua origem no Japão, na fábrica de automóveis Toyota Motor Corporation, foi idealizado por Kiichiro Toyoda (fundador da Toyota Motor Corporation), desenvolvido e aprimorado por Eiji Toyoda (ex-presidente da Toyota), Taiichi Ohno (engenheiro mecânico e ex-vice-presidente da Toyota) e Shingeo Shingo (consultor da Toyota).

Na época, final dos anos 1940, pós Segunda Guerra Mundial, as indústrias japonesas tinham uma produção muito baixa e uma enorme escassez de recursos, o Japão se encontrava em uma profunda crise provocada por sua catastrófica participação na guerra.

Diante deste quadro, diretores e engenheiros da Toyota visitaram a Montadora Ford nos Estados Unidos a fim de saber mais sobre o sistema de produção em massa Fordista. No entanto, verificou-se que tal modelo era inviável, bem como, incompatível com as necessidades dos consumidores e à realidade dos trabalhadores japoneses.

A Toyota se viu obrigada a desenvolver um modelo de produção e organização específico, capaz de alcançar o equilíbrio econômico e a competitividade com o mercado externo. É nesse contexto que nasce o "Sistema Toyota de Produção", e que mais tarde, veio servir como base fundamental do "Sistema de Produção Enxuta" ou Lean Manufacturing.

Depois de estudar e compreender o sistema de produção de Henry Ford (linha de montagem em massa) e Frederick Taylor (gestão científica), Eiji Toyoda juntamente com Taiichi Ohno aprimoraram as técnicas e as adaptaram para melhorar o desempenho produtivo da Toyota e à realidade do cotidiano japonês.

O que é o Sistema Toyota de Produção?

O Sistema Toyota de Produção é um conjunto de princípios e técnicas de administração científica e métodos de gestão da qualidade, que busca reduzir custos enquanto aumenta a produtividade e a qualidade, bem como, proporcionar maior agilidade às flutuações da demanda do mercado.

Elaborado com base nas seguintes premissas:

  1. sistema de produção puxada;
  2. redução dos custos, a partir da eliminação dos desperdícios;
  3. produção flexível variando de acordo com a demanda;
  4. maior rapidez no processo produtivo;
  5. eliminação ou redução de estoque;
  6. automação;
  7. trabalhadores com múltiplas funções.

O STP conta com um sistema de produção puxada, onde a produção é determinada pela demanda solicitada pelo cliente (interno ou externo) do processo posterior, assim, cada processo produtivo "puxa" a operação anterior e os componentes para sua implantação. Desta forma, se nivela toda a cadeia, controlando o que, quando e como será produzido, e isso se dará somente na quantidade e no momento necessário. 

Muitas empresas determinam o preço de seus produtos através da seguinte equação "Custo + Lucro = Preço". Todavia a Toyota não aceita esta fórmula, uma vez que acredita que o mercado (o consumidor) é quem determina o preço de venda adequado, assim, criou o “princípio do não-custo”. Este princípio substituiu a tradicional equação por: "Preço – Custo = Lucro", logo o lucro é o que resulta da subtração do custo do preço. Portanto, a única forma de aumentar ou manter o lucro é através da redução dos custos.

 

Ao contrário da produção em Massa que se baseia na produção em larga escala e que consequentemente gera grandes inventários, a Produção Enxuta é muito mais eficiente, flexível, ágil e inovadora, é capaz de encarar melhor um mercado que está em constante mudança.

O STP é na verdade uma filosofia que impõe uma cultura de manufatura de melhoria contínua, através de princípios e técnicas, que analisam todas as atividades manufatureiras e eliminam aquilo que não agrega valor à produção, por meio da participação dos colaboradores.

O que se busca é maior produtividade com qualidade superior, o menor custo e menor lead time, eliminando desperdícios e atividades desnecessárias, reduzindo o tempo entre o pedido e a entrega ao cliente.

O sucesso da Toyota advém da excelência operacional, que se baseia na união de todos os seus princípios, métodos e técnicas que otimizam a força de trabalho e garantem a qualidade e melhoria contínua. 

Questões

  1. Hoje você executa este sistema?
  2. Ele é executando de forma correta?
  3. Está enfrentando problemas de atraso na entrega?
  4. Seu fluxo de etapas é flexível e garantido?
  5. Suas atividades levam tempo ou são complicadas?
  6. A tecnologia veio para Potencializar nosso acesso a informação, você está fazendo o uso correto?

Esta com dificuldade para tornar seu processo eficaz? Nós Podemos Ajudar! Faça Já sua Pergunta!

FAQFaça uma pergunta Digite sua perguntaE-mail:*Pergunta:*

Você acaba de ganhar um conteúdo exclusivo e queremos enviar a você!