Descubra como Prevenir Falhas de Produção com Poka Yoke

Produzir com Controle de Qualidade Zero Defeitos, Eliminando Erros Humanos e outras Falhas. Resolva seu Problema com o POKA YOKE.

Cover Image

Com o propósito de operacionalizar o Controle de Qualidade Zero Defeitos, foram criados na Toyota Motor Company, no início dos anos 60, dispositivos de detecção de anormalidade denominados Poka Yoke.

O Poka Yoke foi desenvolvido e assim nominado pelo engenheiro Shigeo Shingo, que escreveu os trabalhos definitivos sobre esta técnica, embora não tenha sido ele quem inventou a ideia.

Trata-se de um mecanismo de prevenção de falhas, derivado do Lean Manufacturing e do Sistema Toyota de Produção, que visa criar técnicas e dispositivos simples para reduzir ou eliminar erros humanos e outras falhas ao longo dos processos de produção.

O que é Poka Yoke

Numa tradução livre, Poka Yoke quer dizer “à prova de erros”. Trata-se de uma ferramenta Lean representada por simples dispositivos e/ou procedimentos cuja principal função é controlar e alertar para a existência do erro, parando a produção para a sua correção através dos métodos de sinalização de defeitos. Age de forma a prevenir o surgimento de erros em um processo produtivo através da eliminação das suas causas geradoras.

De forma simples e eficaz, o Poka Yoke, evita que falhas no manuseio de equipamentos ocasionem defeitos nas peças, nos produtos ou acarretem acidentes de diversas naturezas. Ou seja, Poka Yoke procura detectar e corrigir os erros, evitando que se tornem defeitos.

Esse mecanismo viabiliza a inspeção 100% na fonte, através de controle físico ou mecânico, com feedback rápido, possibilitando eliminar toda e qualquer perda decorrente da fabricação de produtos defeituosos. Desenvolvido a partir do princípio do custo zero, o seu objetivo é o controle de qualidade com zero defeitos.

O Poka Yoke garante agilidade e comodidade nas tarefas, ao mesmo tempo em que tende a aumenta a segurança dos procedimentos, adequando os produtos e processos aos padrões de qualidade das empresas.

Mais do que apenas um sistema de inspeção, o Poke Yoke, é um método que tem como principal objetivo auxiliar nas atividades de inspeção ao indicar ao operador ou à máquina a maneira mais adequada de realizar a operação, garantindo que as condições apropriadas existam antes de se executar uma etapa do processo.

Tipos de Poke Yoke

Os dispositivos Poka Yoke, em função das suas características, pode ser classificado quanto à função de regulagem ou de detecção.

1. Função de regulagem, utiliza dois métodos:

  • Método do Controle: após detectar uma anormalidade, o Poka Yoke é ativado, o sistema para a linha ou a máquina, de forma que a ação corretiva seja imediatamente implementada, ele atua com eficácia e precisão evitando-se a geração de defeitos em série. 
  • Método da Advertência: o Poka Yoke é ativado quando o sistema detecta a anormalidade, aqui o processo não é interrompido, as máquinas não param, apenas sinaliza através de sinais sonoros ou luminosos, de forma que a atenção dos responsáveis seja atraída e as ações corretivas possam ser implementadas a tempo. Caso o sinal seja negligenciando pelo operador o processo continuará produzindo sob condições precárias.

2. Função detecção, utiliza três métodos: 

  • Método do Contato: a detecção da anormalidade é feita na forma de dimensão e presença de tipos específicos de defeitos por meio de dispositivos que se mantêm em contato com o produto na ocasião da inspeção.
  • Método do Conjunto: é realizada verificações em operações numa sequência de movimentos ou passos pré-estabelecidos, baseia-se na contagem automática e controle do número de movimentos realizados ou na detecção da execução de cada um dos passos isoladamente.
  • Método das Etapas: esse método, busca garantir que a operação seja executada através de movimentos sincronizados previstos no projeto, evita que o operador realize por engano uma etapa que não faz parte da operação.

Benefícios 

Quando posto em prática o Poka Yoke tem como benefícios:

  • Reduzir custos;
  • Melhorar a qualidade (reduzir PPM e refugo);
  • Permitir a tomada de decisão rápida antes que ocorra uma ação irreversível;
  • Identificar na linha os dispositivos a Prova de Erros;
  • Aumentar a Segurança no local de trabalho;
  • Proporcionar um processo mais fácil e eficiente;
  • Manter métodos de produção e estoque enxutos.

O Poka Yoke é uma ferramenta de gestão de qualidade que já foi implantado por empresas do mundo todo através das mais variadas formas. Por trata-se de um dispositivo à prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação de produtos, é muito utilizado na produção industrial, mas sua aplicação vai além, pois, este método pode ser implantado em outros segmentos e departamentos. 

 

FAQFaça uma pergunta Digite sua perguntaE-mail:*Pergunta:*

Você acaba de ganhar um conteúdo exclusivo e queremos enviar a você!