O Segredo para produzir MAIS com MENOS: Lean Manufacturing

Descubra a Solução para Aumento de Produtividade, Pratique o Desafio de Produzir Mais com Menos de forma Enxuta, Simples e Garantido.

Cover Image

O que é Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing, traduzível como manufatura enxuta, também conhecido como Sistema Toyota de Produção (STP), é o sistema de produção que procura atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, com muita qualidade e custo baixo, eliminando o desperdício.

Na prática é uma filosofia de gestão enxuta que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade, atendendo plenamente às necessidades e expectativas do cliente final, é uma maneira de produzir cada vez mais, com cada vez menos.

Além de tornar a empresa mais enxuta, o Sistema Lean é capaz de deixá-la mais flexível e responsiva através da redução dos desperdícios.  

O Lean Manufacturing conta com um conjunto de ferramentas que auxiliam na identificação e eliminação do desperdício, permitindo reduzir o tempo e o custo da produção além de melhorar a qualidade do produto. 

Qual a motivação para o surgimento do Lean Manufacturing ?

Sem dúvida podemos afirmar que a principal motivação para criação de um sistema de produção enxuto foi a necessidade.

No final dos anos 1940, o Japão se encontrava em uma profunda crise provocada por sua catastrófica participação na Segunda Guerra Mundial. O país precisava se reconstruir e desenvolver sua indústria de forma que seus produtos fossem competitivos com o que era oferecido pelos concorrentes.

Além do país estar se reconstruindo a indústria nacional de produção de bens duráveis, como automóveis, estava em desenvolvimento. Foi quando os diretores e engenheiros da Toyota visitaram a Montadora Ford nos Estados Unidos a fim de saber mais sobre o sistema de produção em massa Fordismo.

Contudo, o que se percebeu, é que adotar o sistema fordista era algo impossível naquele contexto, tendo em vista a falta de matéria-prima, de mão de obra e de dinheiro para realizar investimentos. Ademais, a produção em grandes escalas ocasionaria gargalos na produção e consequentemente, grandes estoques parados.

Mas como construir um novo modelo produtivo sem grandes gastos e investimentos?

O foco permanente da Toyota em combater o desperdício em todos os níveis e aspectos fizeram com que eles buscassem novos meios para organizar o seu sistema produtivo, dando origem ao "Sistema Toyota de Produção".

Este novo sistema não necessitaria de altos estoques, manteria o fluxo de caixa muito mais dinâmico e conseguiria atender a diversas demandas, produzindo com eficiência produtos personalizados. 

Gerando grandes resultados e mais rápido do que o esperado, não demorou para as demais empresas japonesas aderirem ao modelo de produção enxuta, consequentemente já estavam exportando seus produtos para o mercado internacional de maneira competitiva. 

O Lean Manufacturing rapidamente reergueu o Japão e o tornou uma das maiores potências econômicas do planeta. O exemplo do Japão fez com que o conceito de "manufatura enxuta" se espalhasse tão rapidamente pelo mundo e conquistasse todo o mercado industrial.

Afinal como funciona o Sistema Lean?

Apesar do nome complicado, a ideia por trás do Lean Manufacturing é simples. O foco é fazer a produção e todo funcionamento da organização avançar sem interrupções e sob a demanda do cliente, evitando desperdícios, tornando o processo produtivo mais enxuto, removendo os excedentes e reduzindo custos. 

Por essa razão, os objetivos do Sistema Lean consistem em maximizar o valor das operações de um negócio, aumentar o valor agregado, reduzir o tempo de produção, diminuindo os custos envolvidos, aumentando a eficiência do processo, e o mais importante, diminuindo os desperdícios da empresa. 

Todo o processo de Lean Manufacturing se baseia na observação dos procedimentos adotados por uma empresa, exige-se ações de desenvolvimento organizacional para buscar o máximo de eficiência com a menor quantidade possível de recursos.

FAQFaça uma pergunta Como posso aumentar a eficiência dos processos?Atualize a tecnologia Seu time está trabalhando com computadores antigos ou um software desatualizado? Pode parecer um grande investimento os atualizar constantemente, mas isso fará uma diferença ainda maior na moral, eficiência e produtividade se você o fizer. Automatize processos Tarefas que são repetitivas e realizadas manualmente, quando não precisam ser, são um desperdício de tempo e dinheiro. Procure um software que automatize a maior quantidade de processos. Poupe seu time se eles não precisam passar seu tempo executando atividades repetitivas e burocráticas, eles serão mais eficientes, tratarão clientes de forma melhor e estarão mais satisfeitos. Além disso, os processos executados automaticamente serão mais rápidos e competentes. O CmControl é o melhor software no mercado para a otimização e automatização de processos, realizando as tarefas automaticamente e eficientemente. É um grande recurso para melhorar a eficiência e produtividade de sua indústria.Existe algum Software para auxílio a pratica do Lean Manufacturing?Sim, Conheça o CmControl, é uma Plataforma Completa que apresenta uma série de módulos que vão beneficiar sua produção. - Garante a execução das etapas prescritas no planejamento do produto estão sendo cumpridas no chão de fábrica. - Reduz tempo de produção e Setup. - Custos de preparação, mão de obra e recalls. - Fornece segurança e mais qualidade aos itens produzidos. - Cumpre requisitos de certificações organizacionais e governamentais. - Reduz desperdício. - Descomplica atividades repetitivas, complexas e caras. - Aponta problemas e causas para criar correções. - É a unica forma de garantir seu tempo, é ágil e rápido.Digite sua perguntaE-mail:*Pergunta:*

Você acaba de ganhar um conteúdo exclusivo e queremos enviar a você!