Como o Kanban pode Aumentar a Efetividade do seu Chão de Fábrica

Aprenda como o Poderoso Sistema de Controle Visual pode Alertar o que precisa ser feito, o que está sendo feito e o que já foi finalizado Instantaneamente.

Cover Image

A Toyota dentro do seu pensamento lean desenvolveu vários mecanismos e ferramentas para tornar sua linha de produção mais eficaz e lucrativa por meio da eliminação dos desperdícios.  

O Kanban é um subsistema do Sistema Toyota de Produção, criado na década de 1960 pela companhia, para controlar os níveis de estoques, a produção e o abastecimento de componentes. Tornou-se a base do sistema de produção puxada e viabilizou o conceito de entrega Just in Time de produtos.

A palavra Kanban, de origem japonesa, significa “quadro de sinais”, mas ficou comumente associada a palavra “cartão”, pois no sistema Kanban da Toyota eram usados cartões para fazer o gerenciamento do fluxo dos materiais na fábrica.

O que é Kanban?

O Kanban é um sistema de gerenciamento visual autorregulador e simplificado, tem como finalidade aumentar a efetividade e a produtividade. Ele se concentra no chão de fábrica e responde de maneira simples e rápida às mudanças na produção.

É uma ferramenta simples de comunicação interna da empresa, pela qual todo processo produtivo recebe informações que determinada ação é necessária, desnecessária, urgente ou que deve esperar um novo comando.

Consiste em um quadro com cartões de cores diferentes, que são utilizados para que cada processo receba instantaneamente a informação exata da quantidade necessária a ser produzida de acordo com o fluxo puxado pelo cliente. Através dele é possível identificar facilmente o que precisa ser feito, o que está sendo feito e o que já foi finalizado.

O objetivo é a redução do estoque por meio da reposição contínua, assim, apenas será requisitado os recursos necessários para a produção no momento em que for dada a ordem, evitando desta forma desperdícios.

A filosofia do Kanban busca o aumento da produtividade através da eliminação dos estoques e redução dos custos, bem como, otimizar os sistemas de movimentação, produção, realização de tarefas e conclusão de demanda.

É usado para alcançar a produção Just in Time, por isso, busca fabricar com a completa eliminação das funções desnecessárias à produção, bem como na quantidade e no momento necessário.

Tipos de Kanban

O sistema Kanban e o Kanban são muitas vezes confundidos, mas eles possuem funções distintas, uma vez que o primeiro se trata de um sistema que transmite informações de forma simples e imediata. Já o segundo é uma sinalização visual, comumente são cartões coloridos, que indicam quando há necessidades de produção ou reposição de peças e itens para o processo produtivo.

O cartão Kanban deve possuir informações precisas e de fácil visualização, indicando o que é o produto, o que deve ser feito, em quanto tempo e em que quantidade, de onde e para onde o item deve ser transportado. Ele pode ser dividido em:

  • Kanban de produção: indica quando há necessidade de produção e a quantidade certa de peças e componentes necessários para determinada linha. Ele autoriza a fabricação ou a montagem de determinado lote de itens.

Muito comum de ser visto trabalhando em conjunto com sistemas ERP, pois controlam a necessidade de peças e itens nas diferentes fases da linha de produção. Hoje em dia é grande a utilização do Kanban eletrônico, visto que é possível eliminar perdas de cartões ou mesmo a falta de atualização dos quadros.

  • Kanban de requisição ou movimento: indica a necessidade de reposição ou requisição de produto. Ele autoriza a movimentação de lotes entre o cliente e o fornecedor de determinado item. Podendo ser caracterizado como cartão Kanban de requisição interna (dentro da própria empresa) ou externa (empresa e fornecedor).

Por meio da utilização do Kanban é possível criar um equilíbrio entre a gestão do estoque e a produção.

A dinâmica do Sistema Kanban

O sistema Kanban foi inspirado pelo sistema de supermercado, de abastecimento visual, no qual, conforme os produtos vão sendo vendidos (consumidos) os espaços vazios vão sendo reabastecido, reduzindo, dessa forma, os estoques.  

Por meio do sistema Kanban, o cliente (processo subsequente) vai até o supermercado (estoque) do fornecedor (processo anterior), e com o seu Kanban de requisição, retira desse estoque somente a quantidade de produto necessária para satisfazer as suas necessidades.

Dois são os elementos que operacionalizam o sistema Kanban: o quadro Kanban, pelo qual é possível visualizar o andamento do fluxo e o progresso dos itens de trabalho, e os cartões que permitem uma comunicação visual simples e rápida da gestão da produção.

Benefícios do Kanban

Pode-se afirmar que o principal benefício da implantação do sistema Kanban consiste na redução de desperdícios e perda de produtos, pela redução de estoques e eliminação do excesso de produção. O número de cartões Kanban em circulação limita o estoque máximo.

Com o controle rígido da produção e da compra de matéria-prima, é possível acabar com eventuais gastos desnecessários ou feitos em momentos indevidos na empresa.

Além disso, as necessidades de reposição e produção são identificadas visualmente por meio de Kanbans o que facilita o controle do processo e permite uma melhor visualização dos fluxos de produção.

Da mesma maneira, os processos ficam mais eficientes, sem a necessidade de espera por novas instruções de operação, uma vez que os cartões Kanban podem ser visualizados por todos e acompanhados por diferentes colaboradores. 

E-Kanban

O sistema que começou de forma muito simples, porém bastante eficiente e eficaz, vem sendo adaptado ao ambiente digital, como consequência trouxe mais agilidade e uma maior comunicação interna na empresa.

Os cartões coloridos e os quadros deram espaço a sistemas informatizados, cuja visualização se dá por meio de painéis de luzes, monitores, tablets e smartphones.

O e-Kanban ou Kanban Eletrônico, permite que todos os operadores da produção possam realizar modificações e atualizações nos dados em tempo real.

 

FAQFaça uma pergunta Digite sua perguntaE-mail:*Pergunta:*

Você acaba de ganhar um conteúdo exclusivo e queremos enviar a você!